quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

SANTANA - O CARRO DA CHINA

Santana é o carro mais utilizado e visto na China.
Pelas minhas andanças por mais de 20 cidades, este carro que, segundo informações dos próprios chineses, quando a China "abriu" as portas para o mundo em 1972, eles procuraram os japoneses (Honda, Toyota...) para importar seus carros, mas como o pais "era pobre", não poderiam comprar os carros fabricados no Japão (?), e procurando pelos lados da Alemanha, eis que a Volkswagem aceitou colocar uma linha de produção na China, e no BRASIL tinha uma linha de montagem "meio sem uso" na fábrica de São Bernardo do Campo, e lá se foi o Santana para a China.
Hoje em Shanghai, 90% da frota de taxis são de Santanas, como pode ser visto na foto acima, na entrada do Shanghai International Expo Centre, assim como no interior do pais, vários Santanas rodam por auto-estradas (as chamadas ExpressWay) e cidadezinhas rurais.
Um carro robusto, com farta oferta de peças de reposição, de ótimo espaço interno, pois são 10 cm maiores que os brasileiros, e de bom preço.
Portanto, se você for para a China e quiser ter este icone automobilistico brasileiro, com certeza encontrará o seu, em excelente condições.

Um comentário:

Cesar Costa disse...

Eles fazem inclusive as duas versões do Santanta (o quadrado e o mais redondinho. Este último tem o entre-eixos alongado).